top of page

O que fazer quando sua loja tem muitos problemas com produtos vencidos?

Quem nunca teve dor de cabeça quando teve que acionar um fornecedor para trocar produtos vencidos? Parece que essa situação é algo que somos obrigados a ter que enfrentar quando falamos de gestão de estoque. A boa notícia é que existem caminhos a serem percorridos para conviver cada vez menos com esses embaraços.


O que fazer quando sua loja tem muitos problemas com produtos vencidos.

Quando falamos do desafio de produtos avariados, vamos observar alguns comportamentos que precisam ser ajustados.


Seja criterioso na entrada de produtos na loja. É muito comum se deparar com situações onde grandes volumes de mercadorias são recebidos com prazo de vencimento muito curto. Sobrando pouco tempo para serem comercializados. Oriente a equipe redobrar a atenção no momento da chegada das mercadorias. E acredite! Alguns já chegam até vencidos.


Mantenha acompanhamento periódico. Inclua em suas contagens diárias, semanais ou mensais, verificar o prazo de validade dos produtos. Certamente, essa é uma tarefa que exige esforço e um trabalho organizado da equipe. Como check list, planilhas ou relatórios do sistema. Contudo, inicialmente comece fazendo por amostragem, até conseguir realizar de todos os grupos de materiais.


Controle os itens à vencer. Quando se consegue identificar nos inventários parciais os itens que brevemente estão por vencer, ações comerciais, podem ser realizadas a fim de que esses produtos não gerem um prejuízo. Melhor fazer uma promoção com redução de margem, a perder por completo.


Ressuprimento de estoque. Com o controle de validade de produtos incluídos agora em sua rotina de gestão de estoque, certamente a reposição de mercadoria, será muito mais eficiente. Falamos mais sobre ressuprimento aqui .


A gestão de estoque é essencial para o êxito do negócio. É isso que garante que os clientes vão encontrar o que buscam. Além disso, colabora com um melhor fluxo de caixa, evitando manter dinheiro parado em estoque.


55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page